terça-feira, 2 de abril de 2019

Cinzas ao solo é o espetáculo de abertura da X Semana Dança Cariri


Abrindo as atividades cênicas nos palcos da X Semana Dança Cariri - Dança é desvelar, será apresentado o espetáculo CINZAS AO SOLO do bailarino Alexandre Américo.  Esta obra tematiza o entendimento de dança do próprio bailarino. Ao utilizar a metáfora do homem que caminha devorando o "mundo", o intérprete inicia a busca pela sensação de comunhão com o todo, de ancestralidade, de atemporalidade. Em seu percurso criativo, Alexandre mergulhou em diversos locais de natureza exuberante, lugares sagrados quase nunca tocados, lugares de silencio e força... na tentativa de tocar o invisível, de encontrar o "ancestral", o primeiro e o último homem que dançou. 
Em 2017, esta obra circulou o Brasil através do Projeto Palco Giratório do SESC
Sobre o artista: Alexandre Américo já participou de diversos festivais de dança pelo país, no estado do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e São Paulo, sem contar com os festivais internacionais da Alemanha e da Rússia, onde ele representou o Brasil.
Na área acadêmica, ele desenvolveu um estudo acerca de processos colaborativos na Pós-modernidade a partir dos estudos de Antonin Artaud, a artista plástica Frida Kahlo e o Cineasta Pedro Almodóvar. Além disso, pesquisou também sobre os estudos expressivo-emocionais na Dança Pós-moderna, com o qual foi premiado com “Menção Honrosa pela UFRN no XXIII Congresso de Iniciação Científica (2012)”.
Hoje, Alexandre Américo é atuante na área da investigação em Dança Contemporânea e trabalha na Cia Gira Dança enquanto assistente de direção, criador, bailarino e professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário