sábado, 28 de novembro de 2020

Inscrições abertas para o Mini Curso 'Intervenções feministas na arte, olhares e sentires do Sul' com Paola Marugán na XI Semana Dança Cariri

                                                                 Os Kaminhas Sutrinhas, Márcia X, 1995, Brasil 

Olá Queridas, Queridos e Querides com muita alegria e emoção divulgamos o inicio das inscrições para o Mini Curso Intervenções feministas na arte, olhares e sentires do Sul que será ministrado pela pesquisadora e curadora feminista espanhola Paola Marugán Ricart.

Para este mini curso Paola propõe uma série de leituras de textos e análises de práticas artísticas realizadas por mulheres e corpos fluídos para produzir uma reflexão coletiva na que colocar em xeque a organização dicotómica de nossas vidas-mundos, tornando mais complexos os lugares de fala de todxs nós e matutando de que maneiras criar vínculos, de que maneiras construir juntxs, a partir de uma outra compreensão das diferenças. Paola toma emprestado a noção de “intervenção feminista” da teórica Griselda Pollock para refletir sobre a produção artística, processos criativos, ativismos, racialidade e branquitude, gênero e sexualidade. 

o Mini Curso ocorrerá nos dias nos dias 07, 08 e 09 de dezembro de 2020, sendo:

HORÁRIO

15:00 - 16:30 Brasil

12:00 - 13:30 México (Onde Paola é residente)

Lembramos que a atividade é completamente gratuita, vagas limitadas, para os participantes que estiverem presentes os três dias haverá certificação. Paola encaminhará previamente os textos de leitura para cada sessão. Cada pessoa participante precisará chegar em sala de aula com as leituras realizadas, para melhorar o fluxo das discussões.   


Paola Marugán é Doutoranda no programa de Estudos Feministas, área de Ciências Sociais na Universidade Autônoma Metropolitana da Cidade do México, Unidade Xochimilco (UAM-X). Mestre no programa de pós-graduação em Artes, área concentração: Arte e Cultura Contemporânea, linha de pesquisa: Arte, Cognição e Cultura, no PPGARTES/UERJ. Mestre no programa de Gestão Cultural na Universidade de Barcelona (UB), 2005-2007. Licenciada em Filosofia e Letras pela Universidade de Valencia (UV), 1996-2003. Foi docente no programa de pós-graduação de Gestão Cultural na Universidade Aberta de Catalunha (UOC), área: Ciências Humanas, disciplina: “Artes em vivo: artes cênicas y performativas”, 2010-2017. 

Autora do livro “Transarquivo: uma escrita revolucionária de relatos da história da arte”, Curitiba, Editora CRV, 2018. Colaboradora do grupo de pesquisa “Epistemologias, Narrativas e Políticas Afetivas Feministas” na Pontifícia Católica Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Suas pesquisas relacionam-se com os estudos de historiografias, feminismos, estudos culturais e práticas artísticas experimentais.
Curadora e gestora cultural independente.  Foi curadora do ciclo de cinemas experimentais “alô alô mundo! Cinemas de invenção na geração 68”, apresentado na Espahna (2015) e no Brasil “2017). É curadora do DEVIRES, mostra de performances, oficinas e mesas de debate, dedicada a refletir em gênero, raça, sexualidades, corpo e feminismos. Atualmente é colaboradora da revista ACROBATA – literatura audiovisual e outros desequilíbrios, Teresina – Piauí

Resumindo Paola é babadoooooooooo e não podemos perder esta oportunidade de trocas de aprendizados!

Para os interessados: 

Mini Curso 'INTERVENÇÕES FEMINISTAS NA ARTE, OLHARES E SENTIRES DO SUL'

Ministrada por Paola Marugán Ricart

Dias: 07, 08 e 09 de dezembro de 2020

Horários: 15h as 16h30 (horário Brasil) 

Transmissão: Zoom 

Classificação indicativa:  16 anos

Mais informações: (88) 99985 6324 - Alysson Amâncio 

Semana Dança Cariri – Edição Remota 2020 - Seguiremos Dançando 

Link de inscrição: https://forms.gle/fDW4rX3CjxN7zYPw6

Os selecionados serão a confirmação pelo e-mail




A XI Semana Dança Cariri - Edição Remota é uma realização da Associação Dança Cariri em parceria com o SESC Juazeiro do Norte. FECOMERCIO CE 72 anos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário