quarta-feira, 10 de abril de 2019

A atriz/bailarina Ana Paula Bouzas apresenta hoje as 19h30 no SESC Juazeiro o espetáculo EU ORGANIZO O MOVIMENTO na X SDC

Hoje, quarta-feira, (10/04) as 19h30  Ana Paula Bouzas apresenta o espetáculo Eu Organizo o movimento no Teatro Patativa do Assaré no SESC Juazeiro do Norte na X Semana Dança Cariri - Dançar é Desvelar.

O espetáculo apresenta as influências do movimento tropicalista nos dias atuais e as possíveis conexões entre tais períodos.
A montagem, que envolve dança, música e teatro, é uma experiência cênica criada pela premiada bailarina e atriz Ana Paula Bouzas (“Dona Flor e seus dois maridos” e “Carmen, de Cervantes”) em parceria com o diretor e coreógrafo Paulo Marques (“Delicadeza”) e reflete sobre os possíveis pontos de fricção existentes entre o Brasil em que vivemos na atualidade e os motores geradores de um dos movimentos culturais mais marcantes e revolucionários da Cultura Brasileira. 
EU ORGANIZO O MOVIMENTO investiga o que temos de tropicalista em nós, após 50 anos do surgimento deste movimento, no nosso modo de vida, no nosso olhar sobre as coisas, na nossa forma de produzir, de questionar e provocar. EU ORGANIZO O MOVIMENTO conta com trilha sonora e participação especial do renomado músico, arranjador e produtor musical Luiz Brasil, que ao vivo, reproduz no espaço cênico a grande sopa de influências e legado do movimento musical tropicalista: canções representativas, releituras, heranças, vozes impressas em nossas memórias, ruídos e acordes dissonantes, além de fragmentos de composições de destaque da MPB, que marcaram tempos pela força do teor de seus discursos. 

O espetáculo tem a duração aproximada de 45 minutos e traz ainda em  em sua equipe de criação a figurinista Bettine Silveira e o iluminador Fábio Espirito Santo. 
EU ORGANIZO O MOVIMENTO estreou em Salvador, em março de 2017, a convite do Festival Vozes do Brasil, realizado pela TV BAHIA. No Rio de Janeiro participou dos seguintes eventos e festivais: Mostra BOSQUE no Curso de Artes Cênicas da PUC, Intrépida ConVida no Espaço de Criação Intrépida Trupe, Mostra 69 realizada pela Casa Temporariamente Sem Nome, Festival Midrash de Teatro no Centro Cultural Midrash e Festival SESC de Inverno em Nova Friburgo. Em agosto, cumpriu bem sucedida temporada no Teatro Rogerio Cardoso, na Casa de Cultura Laura Alvim. Sua última apresentação em 2017 aconteceu na SEDE DAS CIAS, integrando a programação da Mostra SEDE DAS MULHERES, no mês de novembro. No ano de 2018, participou do festival de teatro FESTTO 2018, em Teófilo Otoni/ MG, do projeto CARTOGRAFIA DO POSSÍVEL no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo (SP) e do Festival de Jazz da Cidade de Paulo Afonso, na Bahia

Sobre a intérprete Ana Paula Bouzas é atriz, bailarina e coreógrafa, integrante da Meimundo Inventações Compartilhadas. É professora graduada em Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna e pós-graduada em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela mesma instituição. Atua também nas funções de diretora, diretora de movimento e preparadora de elenco em projetos de dança, teatro e audiovisual. Natural de Salvador -Ba, residiu no Rio de Janeiro entre os anos de 2001 e 2017. Em ambas as cidades integrou elencos diversos em espetáculos de dança e teatro, além de participar como interprete de grupos e cias - Cia Teatral do Movimento (RJ/Ana Kfouri), Cia de Teatro da Bahia (BA/ Fernando Guerreiro), Balé do Teatro Castro Alves (BA/ Debby Growald) – trabalhando também em projetos no cinema e na TV. Desde 2001 desenvolve um trabalho de pesquisa como interprete criadora, realizando solos onde mescla suas experiências nas funções em que transita. Em janeiro de 2018, Ana se transferiu para São Paulo e dirigiu ao lado de Fábio Espírito Santo, o musical AMOR BARATO – O Romeu e Julieta dos Esgotos, cumprindo temporadas na capital paulista e na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente dá prosseguimento às apresentações do solo EU ORGANIZO O MOVIMENTO e inicia os ensaios do monólogo INFERNO, a estrear no 2º semestre de 2018.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO: Criação: Ana Paula Bouzas e Paulo Marques Direção: Paulo Marques Intérprete criadora: Ana Paula Bouzas Trilha sonora/músico: Luiz Brasil Figurino e objetos de cena: Bettine Silveira Iluminação: Fábio Espírito Santo Produção e realização: Meimundo Inventações Compartilhadas.

Eu organizo o movimento na X Semana Dança Cariri - Local SESC Juazeiro do Norte. Hora 19h30. Entrada Franca. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário