Com a temática Dança é Desvelar, a primeira ação da X Semana Dança Cariri abre de forma muito especial, a construção poética do visível, oficina conduzida pela coreógrafa Andrea Bardawil é um encontro para dançar.
Em tempos tão sombrios se torna cada vez mais urgente ações de afetividade e resistência, como nos diz Andrea "estar junto, respirar, sorver o
tempo, dançar, produzir alegria e potência no corpo, partilhar sensações e
inventar possíveis".
"A oficina-vivência aborda a utilização de técnicas de educação somática e
consciência corporal para a prática da dança. Os estímulos sensoriais
possibilitam diferentes estados corporais: a variação de tônus muscular, a
exploração de articulações, amortecedores e alavancas do corpo, peso e contato,
servem como base para jogos de improvisação com movimento e alteração
energética, reinventando a noção de espaço".
Precisar ser bailarino para participar? Não. Qualquer pessoa pode participar, mesmo quem não possui experiência em dança, desde que seja maior de 16 anos e não apresente nenhuma contraindicação médica.
Andrea Bardawil é Coreógrafa, e Diretora da Companhia da Arte Andanças desde 1991, onde realiza projetos de pesquisa e colaboração artística. Foi integrante do Colégio de Dança do Ceará, inicialmente como aluna, e assumiu como Assistente Artística em 2003. É uma das fundadoras da ONG ALPENDRE – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, onde desenvolveu pesquisas na área de vídeo-dança, junto com o videomaker Alexandre Veras, entre 1999 e 2012. Junto com a Companhia da Arte Andanças, realiza projetos de pesquisa e colaboração artística, como o Tecido Afetivo – Por uma Dramaturgia do Encontro (Prêmio Klauss Vianna/2010) e Habitação Alpendre (Prêmio PROCULTURA/2011). Como coreógrafa, foi uma das selecionadas no projeto Rumos Itaú Cultural Dança – 2000, com o trabalho “Do que se pode dizer...”, e ganhou a Bolsa Vitae de Artes – 2000, com o projeto O Tempo da Delicadeza . Alguns trabalhos realizados: Os Tempos (2008), O Tempo da Paixão ou O Desejo é um Lago Azul (2005/2011), O Tempo da Delicadeza (2001), Vagarezas e Súbitos Chegares (2000).Em 2009, foi novamente uma das selecionadas pelo Rumos Itaú Cultural Dança – 2009/2010, ao lado de Graça Martins, com o projeto Graça. Atuou como curadora e coordenadora pedagógica eventos pelo Brasil, como a Bienal Internacional de Dança do Ceará e a Bienal Internacional de Santos/SP, e foi coordenadora do Curso Técnico em Dança, realizado numa parceria entre SENAC, SECULT e Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC, no período de 2007 a 2012. Foi conselheira/curadora do Festival Nacional de Dança de Joinville, no período de 2011 a 2013. Atualmente, dá continuidade a suas pesquisas e projetos na área da dança, e é uma das coordenadoras do Espaço do Bem Viver, em Fortaleza.
Serviço: 04 de abril as 9h na Associação Dança Cariri
a Oficina é gratuita/ 20 vagas por ordem de chegada
Serviço: 04 de abril as 9h na Associação Dança Cariri
a Oficina é gratuita/ 20 vagas por ordem de chegada
Nenhum comentário:
Postar um comentário